30 março, 2010

Workshop Pinhole




Jovens Artistas para um Futuro Sustentável

Conceito

Várias ONG’s europeias estão envolvidas num projecto a longo prazo chamado ORA (Observa, Re-pensa, Age). Este projecto tem como objectivo principal sensibilizar os cidadãos europeus sobre o tema Desenvolvimento Sustentável, promover um estilo de vida sustentável através do uso de diferentes instrumentos práticos (Educação, Multimédia, Informação e Comunicação) e, a organização de encontros internacionais de activistas, voluntários e jovens trabalhadores.
Neste processo em curso com todas as ONG’s, torna-se importante acrescentar as "interferências" positivas que os artistas e obras de arte poderão representar.
O tema escolhido para este evento artístico é Desenvolvimento Sustentável, especialmente, a poluição dos elementos naturais (água, solo, ar), resíduos (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), fontes de energia renováveis, mobilidade, consumo crítico e qualidade de vida.
Acreditamos ser possível relacionar artes inovadoras e questões ambientais porque, no mundo da imaginação e criatividade, podemos mudar a realidade.
Imagina e desenha o futuro do nosso planeta, se a industrialização e o desenvolvimento desenfreado e, muitas vezes injusto, manter a mesma taxa e ritmo de hoje. Sente-te livre para contribuir coma tua opinião, para oferecer uma solução, para emitir um aviso ou apenas para documentar alguma situação difícil no teu território ou ambiente envolvente.

Campos Artísticos:
Artes Visuais (Fotografia, Banda Desenhada, Artes Gráficas/Design Gráfico, Ilustração)
Características: Cor ou preto e branco, fotografias/scan do trabalho, no mínimo numa resolução de 1200x800, em formato RGB ou Jpeg.
Depois da selecção do trabalho, deverás de enviar fotografia/scan do trabalho em formato A4 a 300 dpi.

Imagens em Movimento (Curta Metragem, Documentário, Vídeo Artístico, Filme Animado)
Características: Cor ou preto e branco, duração máxima de máximo 15 minutos, em formato digital.
Depois da selecção do trabalho, deverás enviar um DVD com o teu trabalho.

Categoria Especial :
Banda desenhada, sem palavras, para a edição especial do Silent Wall poster fanzine! Silent Wall é um poster – cartaz de banda desenhada que será afixado nas ruas das principais cidades dos Balcãs combinando a promoção artística e a guerrilha-markting activista.
O tema específico da edição especial é O mundo dentro de 50 anos: uma mudança/colapso da civilização como a conhecemos hoje. Sarcástico, bizarro ou feliz e optimista, envia-nos a tua visão de um futuro não muito longínquo.
A banda desenhada deverá ser enviada a preto e branco, num formato 11x38cm, a 300dpi.

Os trabalhos seleccionados serão apresentados em:
Banja Luka (Bosnia Herzegovina) de 22 a 29 de Abril de 2010
Vasto (Italy) de 27 de Junho a 4 de Julho de 2010
Liege (Belgium) de 21 a 28 de Agosto de 2010

Durante os 3 eventos, os trabalhos artísticos serão exibidos em espaços públicos das cidades (galerias, ruas, estações de autocarros, bares, centros, escolas, fast food). Será criado um sítio Web de forma a recolher todos os trabalho e dar-lhes uma maior viabilidade.
Da mesma forma, alguns dos artistas seleccionados serão convidados a fazer parte dos encontros internacionais nas inaugurações das exposições. Os eventos representarão um importante momento de inclusão e cooperação, envolvendo diversos países Euro-Mediterrâneos. Será uma porta aberta a diferentes culturas, línguas e estilos de vida. A concreta oportunidade para promover o diálogo e a sensibilidade artística juvenil.

Para participar
A selecção é aberta a todos os jovens dos 18 aos 40 anos de idade.
A selecção dos participantes será feita através de um júri de críticos de arte e especialistas nas diferentes áreas.
A data limite para a participação é 5 de Abril de 2010.
Faz o download do formulário de participação em www.orasustainableliving.eu e envia para:
orasustainableliving@yahoo.it, orasustainableliving@gmail.com com os trabalhos artísticos (incluindo: título, pequena biografia, CV, contacto e website).

Para mais informações:
orasustainableliving@yahoo.it, orasustainableliving@gmail.com

28 março, 2010

Contrapontos

O Contrapontos sairá já em Abril, agora também disponível online em jornalcontrapontos.blogspot.com